D.O.S.E. Diária de Felicidade à sua disposição

Ser feliz é daquelas coisas a que todos aspiramos, mas se calhar a maioria não o sabe ser. A boa notícia é que todos podemos fazer alguma coisa para isso.

No blog Mind My Peelings o autor faz uma síntese do que fazer.

O corpo reage quimicamente a tudo e há hormonas associadas aos diferentes tipos de humor. As que produzem bem-estar são aquelas cuja D.O.S.E convém tomar para sermos felizes.

Ser feliz não é só uma questão de andar com um sorriso no rosto. A felicidade cria bem-estar, saúde, energia, capacidade de lidar bem com a vida, de enfrentar e superar obstáculos e de apoiar os outros à volta.

A carência destas hormonas conduz a dificuldades que podem passar por falta de energia, dificuldade de concentração, stress, insónias, dores ou depressão.


Que D.O.S.E. é essa da felicidade?

Dopamina

Esta hormona é a que nos faz sentir vivos, com capacidade de prosseguir e realizar objectivos e de satisfazer necessidades.

A sua falta gera desmotivação, baixa autoestima, cansaço, falta de fé na vida.

Em excesso pode levar a adições. Por isso é necessário ser “consumida” com equilíbrio e estimular igualmente a Oxitocina.

Oxitocina

A Oxitocina é chamada “Hormona do Amor” ou “do Abraço”, pois uma das formas de se obter é através do toque físico e do afecto. Ela dá a confiança que motiva a criação e manutenção de relacionamentos satisfatórias.

O bem-estar que traz ajuda a evitar eventuais excessos de Dopamina.

Em falta cria sentimentos de solidão, desconexão dos outros, desmotivação, ansiedade, insónias.

 

Serotonina

A Serotonina ajuda a criar sentimentos de auto-confiança. A pessoa sente que é significativa, importante. Não se trata de se sentir mais importante que os outros. É um sentimento tranquilo que ajuda a pessoa a liderar a sua própria vida; crescer como líder de outros e apoiá-los a fazerem o mesmo.

Em carência surgem sentimentos como baixa autoestima, obsessões, compulsões, fobia social, sensibilidade exacerbada.

 

Endorfinas

As endorfinas libertam uma breve sensação de euforia que diminui a dor e alivia a ansiedade e a depressão. São um analgésico e um antidepressivo natural.

Em carência, criam estados ansiosos e deprimidos, dores generalizadas, insónias, impulsividade.

 

Como tomar a D.O.S.E?

Esta dose pode (e deve na minha opinião) ser tomada de forma natural, fazendo coisas que nos fazem bem e que são “obrigatórias” para a boa saúde.

Na imagem há uma síntese para cada uma das hormonas, em que realcei os serviços que eu própria presto e que ajudam: Massagem e Meditar estão ambas em 3 das 4 hormonas.

Olhando para o quadro percebe-se que esta D.O.S.E está à disposição de qualquer um gratuitamente fazendo coisas como: exercício físico, apanhar sol, rir, dançar, criar, meditar.

As massagens, tirando quando se tem alguém em casa que o saiba fazer (e eu recomendo absolutamente que toda a gente APRENDA um pouco) é que é necessitam que se invista algum dinheiro.

Na minha opinião as massagens são mesmo um dos ingredientes fundamentais na D.O.S.E e no equilíbrio geral do organismo.

Quando  as massagens são boas, feitas por pessoas amorosas, que trabalham por vocação e com conhecimento, é um investimento cujo retorno não tem preço, pois o bem-estar, a saúde e uma vida mais equilibrada obviamente não têm preço e conduzem a ganhos de todo o género, incluindo o material.




Mensagens populares