Cuidar da saúde para prevenir a doença

Reforçar o sistema imunitário

Estar doente é evitável em boa parte dos casos se cuidarmos da saúde física, emocional e mental. O sistema imunitário defende o organismo de agentes externos, como vírus e bactérias, por isso é muito importante que seja reforçado. Chegámos ao Outono, altura propícia a alguma instabilidade e logo a cuidados reforçados.


A pessoa humana é um misto de corpo, mente, emoções e, segundo alguns, também espírito. Tudo influencia tudo. Cuidar só de uma parte traz desequilíbrios. 

A medicina ocidental tende a olhar só para a doença e esquece as implicações restantes. Vivemos actualmente um extremo deste paradigma. Como resposta a um vírus que se previu muito mortífero, foram tomadas medidas a nível mundial que incluíram o confinamento de pessoas saudáveis e o uso generalizado de máscaras. Esqueceu-se o resto da pessoa humana. A necessidade de respirar oxigénio livremente, de sociabilizar, de viver emoções positivas. Ignorou-se o efeito destruidor do medo. Ignorou-se a necessidade de tratar outras doenças.

E ignorando tanto e centrando tanto a atenção num único problema, que se veio a provar não ter a letalidade anunciada, e que na verdade se mostrou mesmo muito pouco letal, e continuando a ignorar isto, entrou-se num desequilíbrio generalizado social com fortes consequências para muitas famílias e indivíduos, incluindo o aumento de mortes gerais. 



Disse-o desde o princípio, recordo-o agora. Dia 11 de Março escrevi: Controlar a Doença começa com o que fazemos connosco. Aliás, já o digo há muito tempo, já o pratico e ajudo a praticar há muito tempo, por isso não tive qualquer dificuldade em perceber como as acções tomadas iam contra a pessoa humana. 

Com o Outono chegam normalmente mais dificuldades na saúde física e emocional. E hoje o risco de consequências de doenças é ainda maior porque o SNS e os sistemas particulares estão a ignorar ainda mais as necessidades das pessoas, por isso mais que nunca é fundamental cada um cuidar-se. 

Corpo são



Sono de qualidade, exercício físico, alimentação equilibrada com produtos preferencialmente não processados e comprados ao produtor (há cada vez mais por todo o lado). Evitar açúcares, glúten, produtos refinados, lacticínios e carne.

Mente e emoções sãs

Meditação, yoga (taichi / chi kung / pilates), passeios ao ar livre, alegria, canto, dança - quaisquer actividades naturais (sem drogas ou álcool) que criem felicidade; afecto (abraços, carinho, amizade, namoro).

Evitar ambientes tóxicos; desligar TVs, evitar jornais; procurar formas não agressivas de obter informação; racionalizar as redes sociais.

Reforço do sistema imunitário 


Sinteticamente, o que nos faz felizes, o amor, o afecto, a alegria, o exercício físico e a meditação reforçam o sistema imunitário. Além disso podem juntar-se alguns ingredientes naturais, um deles é o Chá de Tomilho. Vitamina D, Quercetin e Zinco são substâncias que também costumo ver recomendadas.

Eu não sou especialista em plantas, por isso sugiro que investigue e veja o que lhe faz sentido. Ou que consulte um bom especialista de medicina chinesa, naturopatia ou homeopatia.

A médica de Medicina Chinesa que me trata, em quem confio plenamente e que investigou sobre Covid, diz que a recomendação em caso de infecção ou de suspeita de infecção, é tomar Chá de Tomilho e Chá de Dente-de-Leão, ambos recomendados para as influenzas. Como ambos têm imensas qualidades, eu optei por os tomar de vez em quando. Mas já há muito que para constipações e síndromas gripais faço chá de gengibre, limão e mel e é quase sempre suficiente. 



Para terminar da melhor forma: Massagem Intuitiva Holística faz bem a tudo. Equilibra o corpo, a mente, as emoções, ajuda a dispersar o medo e a ser senhor da própria vida.

Vamos agarrar a vida com as nossas próprias mãos?!

Mensagens populares